O Sedu Digital aplica anualmente a ferramenta Guia Edutec nas escolas da rede estadual de ensino do ES. Trata-se de ferramenta online de gestão e pesquisa, desenvolvida pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira - CIEB, aplicado nas escolas com mais de 50 estudantes (399 escolas), possibilitando medir o nível de apropriação tecnológica, tanto da rede quanto de cada escola, em relação a 4 dimensões:

Compreensão da escola acerca do potencial das tecnologias para a educação e o quanto são inseridas no seu planejamento, tanto nas ações administrativas quanto pedagógicas.

Habilidades e competências que diferentes atores precisam ter para o uso adequado das tecnologias na educação, nas práticas pedagógicas, com os alunos e também nas ações administrativas.

Acesso e uso de programas, aplicativos e conteúdos digitais usados na instituição escolar, tanto nas ações administrativas quanto no  pedagógico.

Disponibilidade e qualidade de computadores e outros equipamentos na escola, além do acesso e qualidade da conexão com a internet.

Em 2022, o resultado do Guia Edutec mostrou que a rede estadual encontra-se no nível avançado em 2 dimensões. A dimensão menos desenvolvida é a COMPETÊNCIA.  Em relação ao uso de Conteúdos Digitais, 59% das escolas encontram-se no nível avançado e os/as docentes possuem critérios bem definidos para curadoria de conteúdos e criam materiais educacionais, muitas vezes em parceria com os/as estudantes e outros/as docentes, para serem compartilhados no repositório da rede e em outros . 

Acesse o resultado detalhado do Guia Edutec 2022. 

O resultado do Guia Edutec 2021 mosta que a rede estadual do ES avançou na apropriação de tecnologia em relação aos anos anteriores. A dimensão menos desenvolvida nas escolas é a INFRAESTRUTURA. Na dimensão Visão, 64% encontra-se em nível avançado e 33% no intermediário. A meta é alcançar o nível avançado na adoção da tecnologia nas escolas estaduais até 2022.

Acesse o resultado detalhado do Guia Edutec 2021. 

De acordo com as respostas das escolas no Guia Edutec 2019, a rede estadual do ES subiu um nível na adoção de tecnologia em relação ao ano de 2018. A dimensão menos desenvolvida nas escolas estaduais continua sendo a VISÃO. É fundamental buscar o equilíbrio entre as quatro dimensões.

Acesse o resultado detalhado do Guia Edutec 2019.

Analisando o resultado do estado e também de cada escola e, tendo como meta o nível avançado na adoção da tecnologia nas escolas até 2022, foi pensado grandes áreas de intervenção (prioridades), conectadas com as políticas da Secretaria Estadual, visando promover a cultura e a fluência digital, com foco na aprendizagem dos estudantes e desenvolvimento profissional dos professores. 

Os resultados do Guia Edutec nortearam a elaboração das Diretrizes para o uso das tecnologias nas escolas da rede estadual para 2022, orientando-as para a elaboração dos seus Planos Escolares de Inovação e Tecnologia. Para isso, foram criadas 16 prioridades, 04 para cada uma das Dimensões citadas, constituindo o PLANO ESCOLAR DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA. Caberá às escolas, a partir da sua devolutiva do Guia Edutec e das Diretrizes para o uso das tecnologias, selecionar 01 ação de cada dimensão e mais  01 ação da dimensão que apresentou pior resultado no último Guia Edutec. 

As Diretrizes de uso de tecnologias, elaboradas pelo Sedu Digital, compõe o Programa EscoLAR e faz parte das Diretrizes Pedagógicas da Secretaria de Estado da Educação do ES para 2023. 

Acesse também em formato de e-book.

Conheça as salas de Inovação e Experimentação  (parceria GetEdu/Google)

Cadernos Orientadores

Para assessorar as unidades de ensino foram criados "Cadernos orientadores", em PDF, a partir de um grande trabalho de curadoria, contendo informações  e referências para a execução das ações previstas em cada uma das 04 prioridades de cada dimensão. Espera-se que estes materiais ajudem às escolas a avançarem nas Dimensões, em especial na que obteve o pior resultado em 2021, considerando que em 2022 o Guia Edutec será aplicado novamente, visando observar o quanto as escolas avançaram na apropriação tecnológica. 

Clique nos links correspondentes às prioridades que compõem o Plano Escolar de Inovação e Tecnologia da unidade de ensino, baixe os cadernos para estudos e selecione as atividades mais adequadas para a sua escola. Os demais cadernos também estão disponíveis.

DIMENSÃO VISÃO

PRIORIDADE A: Implementar o uso de tecnologias no Plano de Ação da escola, visando melhor gestão administrativa e pedagógica.

PRIORIDADE B: Reorganizar e ressignificar os espaços escolares visando à inovação metodológica por meio também das metodologias ativas.

PRIORIDADE C: Garantir participação dos estudantes (representações dos líderes de turma ou outro) nas decisões relativas ao uso de tecnologia na escola.

PRIORIDADE D: Fazer uso de ferramentas digitais para melhor comunicação entre professor x aluno e escola x família. 

DIMENSÃO COMPETÊNCIA

PRIORIDADE A: Mapear as competências tecnológicas dos profissionais da escola e identificar os professores TIC (com mais domínio da tecnologia).

PRIORIDADE B: Planejar e desenvolver competências tecnológicas dos professores e equipe gestora.

PRIORIDADE C: Desenvolver competências tecnológicas e socioemocionais dos estudantes.

PRIORIDADE D: Identificar e compartilhar práticas pedagógicas da escola que usam recursos tecnológicos.

DIMENSÃO CONTEÚDOS E RECURSOS DIGITAIS

PRIORIDADE A: Potencializar o uso de Plataformas de conteúdos digitais para enriquecimento curricular. 

PRIORIDADE B:  Adotar o uso do Sala de Aula Virtual  e de outras ferramentas digitais de comunicação, interação e produção de conteúdo para a aprendizagem.

PRIORIDADE C: Participar de programas da Sedu para superação de defasagens educacionais (Pré-ENEM Digital, Reforço Escolar) e também de outras ações por meio do acesso à plataformas digitais.

PRIORIDADE D: Desenvolver atividades que despertem a curiosidade e promovam a proficiência e protagonismo dos alunos no uso de tecnologias: arduino, programação, aprendizagem criativa.

DIMENSÃO INFRAESTRUTURA TECNOLÓGICA

PRIORIDADE A: Mapear e divulgar equipamentos e conexão internet que os estudantes possuem.

PRIORIDADE B: Mapear equipamentos em funcionamento e conexão internet disponível na escola e socializar com a equipe escolar.

PRIORIDADE C: Reorganizar os equipamentos tecnológicos da escola em espaços que proporcionem experimentação, criação e novas aprendizagens.

PRIORIDADE D: Investir em conectividade e equipamentos tecnológicos na escola.