DÚVIDAS FREQUENTES

Fique por dentro das plataformas do Programa EscoLAR! Assista o vídeo de apresentação em https://youtu.be/4ONM9UuHktg

GOOGLE SALA DE AULA: Como saber qual é meu usuário e senha para a conta institucional Google?

Se você é professor ou aluno da rede, mas não sabe seu login ou esqueceu sua senha, acesse o Portal de Contas: https://sites.google.com/edu.es.gov.br/logins/ . Clique na aba corresponde ao seu perfil: “Professores” ou “Estudantes” e preencha os dados solicitados. Em cada “aba” há orientações simples sobre como fazer.

O que fazer se, após preencher os campos solicitados no Portal de Contas aparecer uma mensagem de erro ou de conta não localizada? É preciso clicar no link “clique aqui e registre o ocorrido” disponível diretamente no em cada aba do Portal (Professores ou Estudantes).

GOOGLE SALA DE AULA: Por que quando o professor acessa o Sala de Aula Google ele vê todas as Turmas que atua?

A partir de agora, as turmas de cada escola são criadas automaticamente no Google Sala de Aula, de forma que os professores já apareçam vinculados às salas que atuam e com os alunos já enturmados. Além disso, os componentes curriculares estão organizados por Tópicos, na aba “ATIVIDADES”. Assim, cada estudante precisará acessar somente uma única sala, ao invés de várias salas.


GOOGLE SALA DE AULA: Como as turmas estão sendo criadas automaticamente, como ficam as turmas que criei antes? Eu e meus alunos não conseguiremos mais acessá-las?

Se você criou turmas usando sua conta institucional, você poderá acessá-las normalmente. O mesmo vale para seus alunos, desde que tentem acessar, também, com conta institucional. Turmas criadas com e-mail pessoal não poderão ser acessadas com a conta institucional.

GOOGLE SALA DE AULA: É possível criar outras turmas na minha conta institucional, além daquelas que foram criadas automaticamente?

Nesse momento de implantação do programa Escolar essa ação ficará suspensa e os professores não poderão criar outras salas com o e-mail institucional. Assim que todas as pendências forem resolvidas e, havendo a necessidade de abertura de outras salas, sim, o professor poderá criar outras turmas, mas neste caso, ele terá que fazer a enturmação disponibilizando o código da Sala para que os alunos entrem por conta própria.

GOOGLE SALA DE AULA: Os cursos técnicos também terão salas de aula criadas automaticamente pelo Google?

Sim. Apenas as disciplinas práticas não serão contempladas.

GOOGLE SALA DE AULA: Como faço meu primeiro acesso no Google Sala de Aula usando minha conta institucional?

Para escolas com Chromebook: logar nos equipamentos com a conta institucional, seja de um professor ou de um estudante, e acessar o Google Sala de Aula a partir do aplicativo disponível.

Para acesso via Aplicativo EscoLAR: basta baixar o aplicativo e logar usando a conta institucional (de professor ou de aluno). Caso tenha o aplicativo do Google Sala de Aula instalado não há problemas, também acessará sua salas por ele. A vantagem do EscoLAR é que o acesso às salas Google ocorre sem o uso de seu pacote de dados.

Para acesso via computador: basta acessar o endereço https://classroom.google.com/ e entrar com logins institucionais.

Acesse tutorial do professor para uso do aplicativo EscoLAR: https://drive.google.com/file/d/1o76_7VnqOASJKqb4bxvzO6e27gAaELtG/view

Acesse tutorial do estudante para uso do aplicativo EscoLAR: https://drive.google.com/file/d/1qPiuyAc9AT-XPoegjcxfOHcILVfhL-cn/view

Mais orientações sobre o uso do Sala de Aula Google veja no link https://sedudigital.edu.es.gov.br/google-for-education/tutoriais-google/sala-de-aula

GOOGLE SALA DE AULA: Como definir o que será publicado na Sala de Aula Google criada para escola?

O professor, coordenado pelo PCA, pelo Pedagogo e/ou pelo Coordenador Pedagógico, deverá elaborar um plano de ação com atividades não presenciais, tendo como referência as videoaulas transmitidas e outras iniciativas pedagógicas não presenciais que a escola pretende desenvolver com seus alunos.

E, a partir das postagens no Google Sala de Aula, é possível sistematizar as atividades, os formatos de entrega e a mediação da aprendizagem.

GOOGLE SALA DE AULA: Como será feito o acompanhamento pedagógico das atividades na Sala de aula Google criada para escola?

Cabe à Direção Escolar estabelecer, em conjunto com a equipe pedagógica, o acompanhamento das atividades não presenciais que serão desenvolvidas pelos professores.

Diretores e Pedagogos acessarão as Salas sempre que necessário para fazer as devidas intervenções.

GOOGLE SALA DE AULA: Posso usar minha conta pessoal do Google (Gmail) para acessar o Chromebook e os serviços do GSuite For Education (conta institucional)?

Não! O Chromebook não permite acesso com uma conta pessoal do Gmail. Da mesma forma, os diferenciais da conta institucional (ex.: armazenamento ilimitado) não estão vinculados às contas pessoais.

As Salas de Aula Google criadas com a conta pessoal também não serão acessadas com o login institucional.

GOOGLE SALA DE AULA: Sou professor, como faço para receber notificação por e-mail apenas da minha disciplina?

Você consegue desativar o recebimento de notificações de uma turma inteira, ou seja, não tem como você receber somente o que você postou para os alunos caso esteja em uma turma com mais de um professor. O que é possível fazer é desabilitar todas as notificações e deixar somente as que fizerem menção a você ativadas. Para isso, entre no Google Classroom, clique nos três traços no canto esquerdo e escolha configurações. Lá você escolhe o que quer habilitar e desabilitar.

GOOGLE SALA DE AULA: como resolver casos de alunos que mudam de escola ou de turma?

ESCOLA OU TURMA ANTERIOR: - Precisam salvar todas as atividades do aluno. Basta a pedagoga entrar na turma e em Pessoas, clicar no nome da aluna e vai aparecer todas as atividades realizadas e suas notas. Clicar com o botão direito em qualquer local da tela e pedir para imprimir. Altere a opção impressora para salvar em PDF e salve. Essa mesma ação pode ser feita também clicando em Notas. Essa ação deverá ser feita para o caso da escola precisar destas informações no futuro e também poderem enviar aos professores da nova turma para saberem a respeito da participação do aluno nas atividades. Após, a pedagoga faz a exclusão da aluna dessa turma. Se excluir antes de salvar as atividades perderá todos as informações relativas a ela na turma antiga.

TURMA ATUAL: - A pedagoga precisa enturmar a aluna: entrar na nova turma, clicar em Pessoas e, em Alunos, fazer o convite para ele (aluno) por e-mail.

APLICATIVO ESCOLAR: Entrei no Google Drive ou Play Store, mas não localizei o aplicativo EscoLAR para baixar.

Ao entrar no Play Store ou Google Store de seu celular, pesquise por “Escolar Prodest” ou acesse este link: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.es.sedu.educacao. Após localizar o EscoLAR clique em “Instalar” e, após, clique em “Abrir”. A navegação é gratuita, mas precisa estar conectado à internet para baixar o aplicativo!

APLICATIVO ESCOLAR: Baixei o aplicativo EscoLAR, mas aparece mensagem de erro quando tento abrir.

Para baixar o aplicativo é preciso estar conectado. Após baixar é preciso continuar com o pacote de dados e WI-FI ativados o tempo todo para que o aplicativo funcione. Apesar disso, não haverá consumo de dados dos usuários. Ao acessar surgirá a mensagem "Seu acesso a esse site é gratuito".

APLICATIVO ESCOLAR: Sou aluno(a) e consegui logar no aplicativo EscoLAR, mas não encontro minha turma.

Para localizar sua turma é preciso que a direção da sua escola ou os pedagogos ou um de seus professores envie um convite para o seu e-mail institucional. Você vai aceitar e assim que logar no aplicativo ou acessar o Google Sala de Aula pelo computador verá a sua turma. Sendo assim, entre em contato com a sua escola o mais rápido possível e solicite a sua inclusão na turma.

APLICATIVO ESCOLAR: Como faço para navegar no aplicativo?

APLICATIVO ESCOLAR: Apareceu esta mensagem de erro no aplicativo: net::ERR_TIMED_OUT

net timed out é problema de internet ou da operadora. Precisa reiniciar o modem de onde está acessando e tentar novamente.